George Martin, produtor musical, morre aos 90 anos





O produtor musical George Martin faleceu na madrugada desta quarta-feira (9) aos 90 anos, em Londres, segundo o seu empresário. Martin ficou conhecido como o "quinto" beatle – título que ele chamou de "besteira" – após ajudar Paul, John, George e Ringo a atingir o estrelato mundial com os discos.

Em comunicado, a família agradeceu "a todos pelos pensamentos, orações e mensagens de apoio". A causa da morte não foi divulgada. Ringo Starr, baterista dos Beatles, usou as redes sociais para lamentar a morte de George Martin, em mensagem publicada no Twitter, Ringo escreveu: "Deus abençoe George Martin, paz e apor para Judy e sua família. Com amor, Ringo e Barbara. George, você vai fazer falta. George fará falta."

Além de produzir os Beatles, George Martin trabalhou com bandas de renome como Earth, Wind and Fire, Rolling Stones, America, Linkin Park, Cheap Trick e UFO, além de artistas solos como Elton John, Paul McCartney, Ringo Starr, Sting, Jeff Beck, Celine Dion, Shirley Bassey, Robin Gibb e Billy Preston.

Martin estudou na Guildhall School of Music and Drama entre 1947 e 1950, estudando piano e oboé, sendo influenciado por uma grande variedade de estilos musicais. Após se formar, ele trabalhou no departamento de música clássica da BBC, entrando na EMI em 1950. Martin produziu canções cômicas no início da década de 1950, trabalhando com pessoas como Peter Sellers e Spike Milligan.

Em uma carreira de seis décadas, Martin já trabalhou em cinema, televisão e espetáculos ao vivo. Ele também já teve vários cargos executivos em companhias midiáticas e contribuiu para várias de causas beneficentes, incluindo seu trabalho para o The Prince's Trust da ilha de Montserrat.

Em sua carreira, Martin ganhou diversos prêmios Grammy e um Oscar por "A Hard Day's Night". Em 1999, entrou no Hall da Fama do Rock.

Em reconhecimento de suas contribuições para a música e cultura popular, ele recebeu um Cavaleiro Celibatário em 1996.




EmoticonEmoticon