Mais de 35 espetáculos de teatro, dança e música, em 13 espaços da Capital (de locais convencionais a bares e também ao ar livre) vão alimentar a cultura de Porto Alegre neste ano. A 23ª edição do Porto Alegre Em Cena deve aproximar dos palcos cerca de 22 mil espectadores entre os dias 13 e 26 de setembro.
Vem da França uma das principais atrações, com uma proposta bastante contemporânea. "BiT" (referência direta à música eletrônica), de Maguy Marin, estreia sua turnê brasileira na cidade. Considerado pela crítica internacional como uma verdadeira e emocionante obra de arte, a montagem reúne coreografias pulsantes e cheias de significados de um mundo hiperconectado.
A dança, por sinal, é uma das grandes contempladas com espaço na grade de atrações. Do Rio, virá, por exemplo, Alex Neoral e a Focus Cia de Dança, que, além de três apresentações de "Saudade de mim", também fará um workshop de técnicas cênico-corporais durante o evento, com inscrições gratuitas. O aprimoramento profissional que vem agregado ao festival é outro destaque. Serão em torno de 20 atividades paralelas, oficinas e workshops, com capacidade para receber próximo de 800 pessoas.
Com reforço do foco em grupos e coletivos teatrais neste ano, o evento trará à Capital, além das peças, a história e a experiência de companhias como Grupo Galpão, Armazém Cia. De Teatro, Grupo Sobrevento e Magiluth, entre outros. Além de dez encenações de grupos da Capital, que disputam o Prêmio Braskem, escolhidas entre mais de 70 candidatas, nomes importantes do teatro nacional desembarcarão no estado ao longo de duas semanas.
Um exemplo é Matheus Nachtergaele ("Processo de Conscerto do Desejo"), interpretando textos de sua mãe, Cecília, que morreu quando o ator tinha apenas três meses. Dan Stulbach ("Morte Acidental de um Anarquista") e Debora Bloch ("Os Realistas") também estão entre os nomes com espetáculos na cidade.
Entre as muitas curiosidades, montagens como "As Palavras da Chuva", que aborda o drama de um casal em três versões: heterossexual, homossexual masculino e homossexual feminino. Igualmente diferenciada é a apresentação "Nós", na qual um grupo de amigos se reúne para uma última refeição conjunta, uma grande sopa, que é realmente preparada ao longo da peça, em tempo real, em pleno palco do Theatro São Pedro.
Nesta edição, a madrinha do evento é Inês Marocco, diretora de espetáculos, pedagoga e pesquisadora gaúcha. Na coleção Gaúchos Em Cena, Zeca Kiechaloski escreve sobre Luiz Paulo Vasconcellos.
O Porto Alegre em Cena é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O festival é apresentado e patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura de Porto Alegre, Petrobras e Braskem. Completam o time de patrocinadores Itaú, Panvel, Myticket e Timac Agro. O apoio cultural é de Fiergs e Sesi.
A pré-venda de ingressos de peças selecionadas da programação começa dia 1º de agosto no site www.ingressospoaemcena.com.br e na loja Myticket do Moinhos de Vento (Rua Padre Chagas, 327, loja 6).
23o PORTO ALEGRE EM CENA
De 13 a 26 de setembro
Locais
Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro – Centro)
Teatro Renascença (Av. Érico Verissimo, 307 – Azenha)
Sala Álvaro Moreyra (Av. Érico Verissimo, 307 – Azenha)
Teatro da Santa Casa – Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75 – Independência)
Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins, 665 – Centro)
Teatro Bruno Kiefer – Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro)
Teatro Carlos Carvalho – Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro)
Centro de Eventos Barra Shopping Sul (Av. Diário de Notícias, 300 – Cristal)
Auditório do Goethe-Institut (Av. 24 de Outubro, 112 – Independência)
Teatro do Sesi (Av. Assis Brasil, 8787 – Sarandi)
Cabaret (Rua 7 de Setembro, 708 – Centro)
Boteco do Paulista (Rua Riachuelo, 230 – Centro)
Travessa dos Cataventos – Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro)
Ingressos: Pré-venda a partir de 1º de agosto
PRÉ VENDA
Espetáculos Nacionais
R$ 80,00 inteira / R$ 40,00 promocional*
"Os Realistas" (RJ)
"Morte Acidental de Um Anarquista" (SP)
"Nós" (MG)
"Processo de Conscerto do Desejo" (RJ)
"Inútil a Chuva" (RJ)
"Agora eu vou ficar bonita" (SP)
Espetáculo Internacional
R$ 80,00 inteira / R$ 40,00 promocional*
BiT (França)
Pacote de Espetáculos Musicais
Três shows por R$ 90,00
Soledade, com Cida Moreira (SP)
Pós Você e Eu, com Lívia e Arthur Nestrowsky (SP)
Palavras e Sonhos, com Luiz Tatit (SP)
Pacotes de Espetáculos Locais
Quatro peças por R$ 50,00
1ª Semana
O Mal Entendido (RS)
O Casal Palavrakis (RS)
Dona Flor e seus Dois Maridos (RS)
Verde (In)tenso (RS)
2ª Semana
Abobrinhas Recheadas (RS)
Moscas (RS)
Ópera Rock – A saga de um homem comum (RS)
Cadarço de sapato ou ninguém está acima da redenção (RS)
PONTOS DE VENDA
Online: www.ingressospoaemcena.com.br
Ponto de venda Físico (Sem Taxa de Conveniência)
Loja Myticket do Moinhos de Vento (Rua Padre Chagas, 327, loja 6): de segunda a sexta, das 9h às 18h; e sábados, das 10h às 15h.
Formas de pagamento
Na loja My Ticket: dinheiro, Visa e Master (crédito e débito) – em uma parcela.
Internet e Call Center: Visa, Master, Amex, AURA, Dinners, Elo, Hipercard – em uma parcela (com taxa de conveniência de 20% sobre o valor da compra).
DESCONTOS
*Desconto promocional de 50% válido por CPF para:
- Estudantes, professores e classe artística (1 ingresso)
- Pessoas com deficiência (1 ingresso)****
- Pessoas com mais de 60 anos (1 ingresso)
- Clube do Assinante ZH (até 2 ingressos)**
- Clientes do Cartão Petrobras (até 2 ingressos)**
- Força de trabalho da Petrobras (até 2 ingressos)*
- Clientes da Panvel (1 ingresso)**
- Comerciários SESC (1 Ingresso)***
- Funcionários da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1 ingresso)*
- Funcionários da Braskem* (1 ingresso)*
*mediante apresentação do crachá
**mediante apresentação do cartão
*** mediante apresentação da carteira do SESC
****mediante documento ou laudo comprobatório
PROGRAMAÇÃO
"Soledade", com Cida Moreira (SP)
Dia 13 de setembro / 21h / Theatro São Pedro
O espetáculo que Cida Moreira traz à Capital gaúcha, no dia de estreia do Porto Alegre Em Cena, é intenso, melancólico e dramático. E eclético, como a própria cantora. Cida canta de O Pulso ainda Pulsa, dos Titãs, ao rock do Joelho de Porco, além de Chico Buarque e Milton Nascimento, entre outros, com algumas intervenções poéticas (recitando de Mario de Andrade a Bertold Brecht). Falecido em 2014, Nico Nicolaiewsky também ganha vida na apresentação do CD Soledade, lançado no ano passado.
Cida Moreira. Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 14, 15 e 16 de setembro / 21h / Teatro Renascença
Com roteiro de Dráuzio Varella e Regina Braga, o espetáculo cênico musical aborda a delicada temática do envelhecimento, através de textos literários, poesias e músicas que falam das alegrias, dores, esperanças, incertezas e medos que todos sentem ao tomar consciência de que o tempo está passando, seja aos vinte, quarenta ou oitenta anos de idade. No palco, a experiente atriz Regina Braga e o cantor Celso Sim – acompanhados por competentes instrumentistas – intercalam cenas teatrais e canções de grandes sambistas, como Cartola, Nelson Cavaquinho e Candeia.
Celso Sim e Regina Braga. Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 14 e 15 de setembro/ 19h / Sala Álvaro Moreyra
A premiada montagem gaúcha, baseada no texto de Albert Camus e com direção de Daniel Colin, apresenta atmosfera sombria e visualmente impactante, trazendo ao público a tensão da busca de sentido e a incomunicabilidade que permeia as relações, convergindo numa imprevisível desgraça sobre uma humanidade descuidada e de valores em plena decadência. Apesar de o texto ter sido escrito há mais de 70 anos, a narrativa continua atualíssima, trazendo questionamentos sobre os comportamentos e funcionamentos das pessoas, como o que as move e como elas reagem aos acontecimentos.
"O Mal Entendido". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 14 e 15 de setembro / 21h / Teatro da Santa Casa
Com direção dos reconhecidos artistas gaúchos Zé Adão Barbosa, Carlota Albuquerque e Larissa Sanguiné, o espetáculo traz à cena contradições tipicamente brasileiras, traçando um retrato inventivo e bem‐humorado das ambiguidades que marcam este país dividido entre compromisso e prazer, alegria e seriedade, trabalho e malandragem. Na encenação, Dona Flor, uma das mais conhecidas e exploradas personagens do consagrado autor Jorge Amado, divide-se entre o fiel Teodoro e o extravagante Vadinho, decidindo viver o melhor dos dois mundos.
"Dona Flor e Seus Dois Maridos". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 14, 15 e 16 de setembro / 18h / Teatro Bruno Kiefer
As Palavras da Chuva, Chuva G e Chuva L compõem a Trilogia dos Gêneros do Teatro de Rotina, companhia paulistana dedicada à pesquisa de linguagem cênica e performática. Nessa trilogia, a investigação de linguagem busca os tempos afetivos e a contemplação esquecida por uma civilização voraz. Com direção do prestigiado ator e diretor Leonardo Medeiros, os três espetáculos são montagens do mesmo texto do norte-americano Tennessee Williams, um dos mais aclamados autores do teatro ocidental. No palco, um casal encharcado pela chuva devaneia sobre amor e abandono. O que diferencia uma peça da outra é o embaralhamento de gêneros: As Palavras da Chuva é encenada por um casal homem e mulher, Chuva G por um casal de homens e Chuva L por um casal de mulheres.
"As Palavras da Chuva". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 14 e 15 de setembro / 20h / Auditório do Goethe-Institut
O monólogo De algún tiempo a esta parte, escrito por Max Aub (Paris, 1903 /México DF., 1972) expõe as dores de uma mulher espancada pela vida: Emma, a protagonista, perdeu o filho na Espanha nas mãos de republicanos e seu marido foi assassinado pelos nazistas logo após a chegada ao campo de extermíno de Dachau. Emma está em Viena, em 1938, entre o final da Guerra Espanhola e o início da Segunda Guerra Mundial. Dirigido por Mariana Wainstein e interpretada por Gabriela Iribarren, a montagem Uruguaia para o texto de Aub é um drama feito para refletir e também para ensinar.
"De Algún Tiempo a esta parte". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 15 e 16 de setembro / 21h / Theatro São Pedro
Gerada de um mergulho radical na experiência de mais de 30 anos do mineiro Grupo Galpão – um dos mais conceituados coletivos teatrais em atividade contínua no país – a 23ª montagem da companhia debate questões atuais, como violência e intolerância, a partir de uma dimensão política. Neste espetáculo, com direção do notável dramaturgo e diretor convidado Marcio Abreu, a plateia é chamada a presenciar situações de opressão e de convívio com a diferença, provocadas pelas relações de proximidade entre artista e espectador, público e privado, realidade e ficção. Nós estreou em abril deste ano e já é considerado um dos grandes espetáculos de 2016, pelo alto refinamento artístico apresentado, que une diversas linguagens e arrebata o público com sua consistência impecável e atmosfera envolvente.
"Nós". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 15 e 16 de setembro / 20h / Teatro Carlos Carvalho
Espetáculo de Caxias do Sul nascido da vontade de explorar a temática da sabedoria humana de forma profunda, Khaleh – palavra iraniana que significa intimidade familiar e carinhosa com outra alma – é livremente inspirado no livro A Ciranda das Mulheres Sábias, da psicanalista e poetisa Clarissa Pinkola Estés. Aline Tanaã é a estela da peça, dirigida por Carolina Garcia.
"Khaleh". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 16 e 17 de setembro / 19h / Sala Álvaro Moreyra
Da jovem e premiada companhia ATO Cia. Cênica – que desenvolve sua pesquisa de linguagem na transformação como princípio – a peça com dramaturgia contundente da espanhola Angélica Liddell aborda de forma poética o cotidiano de um casal através de uma narrativa fragmentada e não linear, que avança e recua no tempo. Entre idas e vindas, uma voz em off tece e destece a trajetória do casal protagonista que, enquanto tenta vencer um concurso de dança, precisa lidar com a responsabilidade do nascimento de sua primeira filha e todas as mudanças que isso gera na vida deles. Aos poucos, o público é mergulhado numa atmosfera de violência e de pesadelo a qual não se pode fugir, expondo a decadência da condição humana.
"O Casal Palavrakis". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 15 e 16 de setembro / 20h / Boteco do Paulista
O segundo espetáculo do Pretagô – grupo de artistas que pesquisa identidade e representatividade negra nas artes – convida o público a brindar junto ao elenco neste evento em que a teatralidade é dispositivo para a celebração. Cenas realistas misturam-se com momentos de performances dos atores e músicos que borram as fronteiras de suas funções em busca de versatilidade. Arte, literatura, antropologia, filosofia, história e geografia atravessam o bar onde acontece a encenação. Esse espaço-tempo marginal se torna casa, cidade, país, continente e cenário.
"AfroMe". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 16 e 17 de setembro / 21h / Teatro da Santa Casa
Inspirado no universo de William Shakespeare, o espetáculo é uma sublime e merecida homenagem ao maior dramaturgo inglês de todos os tempos. Com direção artística de Carlota Albuquerque, reconhecida coreógrafa, a montagem aborda o universo de Shakespeare com breves diálogos que tratam de maneira singular das conflituosas e intensas relações de amor e poder – que, provavelmente, para sempre se manterão atuais – através de coreografias inspiradas na poética das danças urbanas, exaustivamente trabalhadas pelos bailarinos do Canoas Coletivo de Dança.
"WhatsApp para Shakespeare". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 16 e 17 de setembro / 20h / Teatro do Sesc
A convivência entre pai e filho após a morte da esposa e mãe que os unia é o drama (bastante próximo da realidade de algumas famílias) apresentado no Porto Alegre Em Cena pela Rec Produtores Associados. Conhecida produtora das áreas publicitárias e cinematográfica, no segmento das artes cênicas fez desse conflito seu novo espetáculo, encenado pelos atores pernambucanos Samuel Lira e Jorge de Paula. O texto do dramaturgo e diretor teatral do mineiro Alcione Araújo, falecido em 2012, leva pai e filho a abrir gavetas sentimentais e vasculhar o passado, remexer as lembranças e, sobretudo, aprender a perdoar. Em Nome do Pai é a montagem que inaugura a atuação da atriz Cira Ramos como encenadora.
"Em Nome do Pai". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 17 e 18 de setembro / sábado, às 21h e domingo, às 18h / Theatro São Pedro
A irreverente comédia do dramaturgo italiano Dario Fo orbita em torno de um louco (Dan Stulbach), cuja doença é interpretar pessoas reais e é detido por falsa identidade. Na delegacia, se passa por um falso juiz na investigação do misterioso caso da morte de um anarquista. A polícia afirma que ele teria se jogado pela janela do quarto andar. A imprensa e a população acreditam que foi jogado. Fo partiu de um caso verídico: o “suicídio” de um anarquista em Milão, em 1969. Morte Acidental ainda é atual, 45 anos depois de escrita. “O que fizemos foi tirar as referências que só faziam sentido para os italianos e a realidade em que viviam nos anos 70. A fábula, a história na nossa montagem está intacta. O próprio Fo a cada remontagem da peça fazia modificações”, diz Hugo Coelho, diretor da peça.
"A Morte Acidental de Um Anarquista". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dia 17 de setembro / 21h / Teatro Renascença
Homenagem póstuma à cantora Adriana Marques que completaria 50 anos em junho de 2016. O espetáculo tem participação dos amigos que fizeram parte de sua trajetória reunindo trabalhos que marcaram sua carreira, como Grupo Tocaia, Bando Barato Prá Cachorro, Cuidado Que Mancha, Serenata de Bambas e Rádio Esmeralda.
Adriana Marques. Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 17 e 18 de setembro / 18h / Teatro Bruno Kiefer
O espetáculo, assinado pelo diretor e dramaturgo italiano Adriano Iurissevich, apresenta o contexto das migrações, juntando dramaturgia contemporânea e Commedia dell’Arte. No palco, um estrangeiro – movido pela fome e pelo desejo de encontrar seu lugar ao sol – expõe os inesperados conflitos intrínsecos à travessia por terras desconhecidas, quando é obrigado a assumir mudanças e encarar certas transformações, numa profunda e intensa aventura cultural e psicológica. Recheada de poesia, ironia e divertimento, a peça traz à tona questões universais em torno do imigrante, propondo uma reflexão sobre a condição do ser humano enquanto habitante do mundo, reconhecendo e atravessando não apenas as fronteiras físicas e territoriais, mas, principalmente, a dos valores da vida.
"A Travessia". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 17 e 18 de setembro / 16h / Travessa dos Cataventos
O espetáculo marca um novo momento do grupo Usina do Trabalho do Ator (UTA), que, ao longo de seus 24 anos de existência, desenvolve trabalhos que se alicerçam em dois eixos principais: a Pedagogia Teatral e a criação de espetáculos. A cada apresentação, novas pessoas são convidadas a experienciar a preparação de uma performance teatral, tendo a rua como palco. A vocação pedagógica dos atores fica evidente quando compartilham aprendizados e ensinamentos com pessoas do público que acabam por contar junto a história da peça.
"Dança do Tempo". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 18 e 19 de setembro / 21h / Teatro Renascença
A obra coreográfica da GEDA Cia de Dança Contemporânea – vastamente premiado grupo com mais de 35 anos de trajetória artística do Rio Grande do Sul – é baseada em pesquisa gestual do homem do pampa gaúcho, explorando toda sua gênese. Focado em movimentos temperados pelos verdes do campo que emolduram a vivência dos habitantes do Sul do país, inclusive na região urbana, são apresentadas coreografias híbridas, fortemente intrincadas pelas tensões, golpes dos ventos minuanos, imperceptíveis, que produzem um novo movimento nos gaúchos de hoje. O espetáculo é uma espécie de recorte da personalidade pampeana, tanto antropológica como territorial, na contemporaneidade.
"Verde (in)tenso". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dia 19 de setembro / 21h / Theatro São Pedro
Pela primeira vez juntos no palco, pai e filha apresentam um repertório que traz, lado a lado, Pixinguinha e Luiz Tatit, Ary Barroso, Tom Jobim e Dolores Duran, além de composições do próprio Nestrovski e algumas de suas versões para canções americanas e para Lieder de Schubert e Schumann.
Lívia e Arthur Nestrowsky. Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 19, 20 e 21 de setembro / 19h / Sala Álvaro Moreyra
O espetáculo é um solo com texto inédito de Grace Passô, diretora, dramaturga e atriz, que expõe a saga de um corpo de mulher com urgência de discurso, à procura de suas identidades e pertencimento. Vaga Carne é o primeiro espetáculo do projeto Grãos da Imagem, que junta montagens em torno da identidade, cujo objetivo é reunir trabalhos que partam da mesma premissa. Na peça, uma voz errante, capaz de invadir qualquer matéria sólida, líquida ou gasosa, resolve, pela primeira vez, invadir um corpo humano e, a partir desta experiência, traça uma jornada de autorreconhecimento narrando o que sente, o que finge sentir, o que é insondável em si, o que sua imagem é para o outro que vê e o que significa seu corpo enquanto construção social. A peça faz um enorme sucesso com a crítica especializada e público desde sua estreia.
"Grãos da Imagem: Vaga Carne". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 19 e 20 de setembro / 21h / Teatro da Santa Casa
A montagem do Armazém Cia. de Teatro trata dos conflitos de uma família nada funcional, que tenta desvendar os motivos do desaparecimento do patriarca. Apesar das aparências de que tudo continua bem, os familiares, na busca pela elaboração do ocorrido, navegam por caminhos obscuros. A dramaturgia original, criada por Paulo de Moraes em parceria com Jopa Moraes, seu filho, tem como tema os encontros e tudo o que permeia o assunto, as maneiras como as pessoas se relacionam e suas reações, repletas de dúvidas e também de certezas. O espetáculo é cheio de ironias e representações metafóricas, formando um vasto terreno psicológico que cabe ao espectador simbolizar.
"Inútil a Chuva". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 19, 20 e 21 de setembro / 20h / Teatro do Sesc
Sucesso de crítica e público desde sua estreia em 2015, o espetáculo de Matheus Nachtergaele, ator e diretor de grande destaque na cena contemporânea, é uma delicada homenagem à sua mãe, a poeta Maria Cecília Nachtergaele, falecida em 1968, quando Matheus tinha apenas três meses de vida. Processo de Conscerto do Desejo, com esta grafia híbrida, sugere a fusão vertiginosa de concerto – já que traz ao palco maduros e consistentes poemas de autoria de Maria Cecília, bem como canções apreciadas por ela – e conserto – já que o espetáculo é construído por Matheus. O ator é acompanhado pelos músicos Luã Belik (violão) e Henrique Rohrmann (violino). Na montagem, busca ressignificar seus sentimentos através da comunhão estabelecida com a plateia, num emocionante, profundo e catártico espetáculo.
Matheus Nachtergaele. Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 21 e 22 de setembro / 18h / Teatro Bruno Kiefer
O espetáculo da Macarenando Dance Concept – companhia que desenvolve sua pesquisa e investe na dança como principal linguagem criativa – é o primeiro Stand-Up Dance Comedy do Estado e apresenta as possíveis relações da linguagem da dança com o gênero comédia, permitindo a exploração da comicidade cênico-coreográfica e possibilitando diferentes formas de questionamento do corpo. Inspirado no conceito e no formato do Stand-Up Comedy, a montagem faz investigação poética e uso cênico de coreografias que são criadas a partir da pesquisa de gestos literais de letras de músicas populares, que vão de Chico Buarque a Mamonas Assassinas, passando por sucessos locais como Amigo Punk e Porto Alegre é Demais.
"Abobrinhas Recheadas". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 20 e 21 de setembro / 21h / Theatro São Pedro
Com direção de João Fonseca, um dos mais ativos e aclamados diretores do teatro brasileiro, o premiado texto do dramaturgo francês Joël Pommerat fala de maneira pouco convencional sobre o amor em suas diversas formas e manifestações. No palco, os atores Leticia Isnard, Bianca Byington, Solange Badim, Marcelo Valle, Gustavo Machado, Verônica Debom e Reiner Tenente revezam-se em 47 diferentes personagens, protagonizando as 18 histórias que mostram o que há de mais cômico, trágico e dramático nas relações afetivas.
"A Reunificação das Duas Coreias". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dia 21 de setembro / 21h / Teatro Renascença
No palco, três conceituadas cantoras-atrizes-instrumentistas – Muni, Simone Rasslan e Kiti Santos – apresentam um espetáculo poético-musical que versa sobre os contrastes e dualidades do fazer-se presente. Brincando com as múltiplas possibilidades de ritmos e interpretações para canções de José Miguel Wisnik, Nico Nicolaiewsky, Tom Zé e Chico Buarque, por exemplo, elas tornam possível, através da representação e da musicalidade, transitar entre a presença e a ausência, a realidade e a ilusão, a alucinação e a lucidez, indo do concreto ao abstrato numa espécie de presença híbrida. As talentosas artistas trazem à cena questionamentos e sensações acerca do jogo e da ilusão e evocam as provocações de Antônio Abujamra ao afirmar que “inaugurar um teatro é criar uma ilha de liberdade e lucidez”.
Muni, Simone Rasslan e Kiti Santos. Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dia 20 de setembro / 21h / Teatro Renascença
Mantendo a tradição do “canto falado”, Luiz Tatit mostra seu novo CD, Palavras e Sonhos, em Porto Alegre. Neste sexto álbum, Tatit faz suas odes às mulheres, principalmente, unindo o mundo feminino à arte da criação musical, ao processo de escrita e ao desafio da escolha de cada palavra cantada. Entre as novidades nas 13 faixas há parcerias com Arthur Nestrovski, Marcelo Jeneci, Emerson Leal, Vanessa Bumagny, Dante Ozzetti e Zé Miguel Wisnik.
Luiz Tatit. Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 20 e 21 de setembro / 20h / Centro de Eventos do Barra Shopping Sul
O espetáculo é a primeira encenação do texto escrito em 1930, considerado o melhor romance de Miguel de Unamuno – poeta, filósofo e escritor – reconhecido pelos sucessivos ataques à monarquia da Espanha. A peça conta a história de Dom Manuel, um padre que duvida da vida após a morte e da existência de Deus. A montagem realizada pelo Grupo Sobrevento – um dos principais grupos brasileiros e um dos maiores especialistas no teatro de animação, que desde 1986 desenvolve ininterruptamente espetáculos primorosos – e pouco ortodoxa: acontece em uma arena ocupada por uma mesa redonda, que representa o mundo, e no centro dela, bonecos de madeira – confeccionados pelo escultor Mandy. São pelo menos 30 bonecos representando as personagens da trama e o povo da pequena cidade onde se desenrola a história. A trilha sonora do espetáculo é realizada ao vivo e foi criada especialmente pelo pernambucano Henrique Annes.
"São Manuel Bueno, Mártir". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 20 e 21 de setembro / 19h / Cabaret
Do parto ao enterro, o espetáculo de estreia do grupo Fiasco – coletivo de experimentos cênicos idealizado por Gabriela Poester e Helle Rossing – celebra fragmentos da vida, através de uma vivência coletiva teatral em uma casa habitada por personagens que representam diferentes papéis sociais. O público testemunha o desenrolar das cenas como se observasse pelos olhos de uma mosca, tornando a experiência singular e interativa. A montagem apresenta críticas à sociedade de aparências, à superficialidade e formalidade das relações, levando os espectadores a se movimentar pelo espaço e vivenciar as situações junto aos atores, em meio a brincadeiras e improvisações, numa atmosfera bastante criativa e inusitada.
"Moscas". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 22 e 23 de setembro / 19h / Sala Álvaro Moreyra
O oitavo trabalho do Magiluth – um dos principais grupos de teatro do país, que vem desenvolvendo constante e consistente trabalho de pesquisa e experimentação teatral desde sua fundação em 2004 – traz à cena reflexões baseadas em obras cinematográficas do grego Yorgos Lanthimos e pensamentos de Slavoj Žižek e Gilles Deleuze. O espetáculo é aberto a múltiplas interpretações por parte do público, é um ensaio de resistência ético, estético e político, uma soma da trajetória do grupo com o momento atual brasileiro, abordando questões como política, movimentos sociais, ocupações e a natureza das coisas. A montagem, de extremo aprofundamento estético e poético, não traz certezas ou regras rígidas, apenas a incerteza como parte crucial do espírito do momento.
"O ano em que sonhamos perigosamente". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 23 e 24 de setembro / 21h / Teatro da Santa Casa
O espetáculo da banda Capitão Rodrigo pode ser considerado uma releitura moderna do controverso capitão, contando – e cantando – a vida e a morte de Pompeu Homero, um inocente jovem de classe média. Uma sátira da sociedade contemporânea e da opressão sobre o indivíduo, a montagem aborda de forma criativa e humorada as distorções das instituições, as injustiças sociais, a descrença nos políticos, os valores impostos pela mídia, a opção por soluções violentas e a incógnita quanto ao acerto das escolhas.
"Ópera Rock - A Saga de Um Homem Comum". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 22 e 23 de setembro / 20h / Teatro do Sesc
O espetáculo do artista cearense Gero Camilo – ator, dramaturgo e codiretor – é uma crítica social sobre sobrevivência, amor e companheirismo, cujo enredo gira em torno de artistas anônimos populares. A peça – do grupo Tertúlia, recém-criado pelos artistas Gero, Victor Mendes e a produtora Flávia Corrêa, tem inspiração em um conto homônimo de autoria de Camilo – é, acima de tudo, uma ode às artes dramáticas. Uma comédia afinada, capaz de guiar o público por percursos de encontros e desencontros, inclusive culturais, já que a montagem tem codireção da portuguesa Luísa Pinto. Caminham nus empoeirados estreou no Festival Cena Contemporânea de Matosinhos – Portugal, em 2015, e seguiu com temporadas no Brasil, sempre com grande sucesso.
"Caminham Nus Empoeirados". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 22 e 23 de setembro / 20h / Centro de Eventos do Barra Shopping Sul
O envolvente espetáculo do Grupo Sobrevento aborda a solidão de forma delicada e, ao mesmo tempo, contundente, através das vulnerabilidades e sonhos de pessoas que buscam algo que nunca poderão alcançar. Com temática adulta e atmosfera onírica, a montagem comemora os trinta anos aos quais o grupo dedica-se à maciça pesquisa em teatro de animação voltado para adultos. Sob impecável direção de Luiz André Cherubini e Sandra Vargas, os atores-criadores, Maurício Santana, Sueli Andrade, Daniel Viana, Liana Yuri e Sandra Vargas interpretam as cinco personagens que transformam objetos como cadeiras em miniatura e pequenos aviões em elementos poéticos e metafóricos, dando vida à situações distintas e não sequenciais, que terminam por encontrar-se em suas solidões particulares.
"Só". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 23, 24 e 25 de setembro / sexta e sábado, às 21h e domingo, às 18h / Theatro São Pedro
A peça do escritor Will Eno, considerado um Samuel Beckett contemporâneo, encantou a consagrada atriz e produtora Debora Bloch, que escolheu o texto para comemorar seus 35 anos de carreira. Debora, que já acompanhava e estudava a trajetória do autor, firmou parceria com o ator e diretor Guilherme Weber, o mais profíquo intérprete de Will Eno no mundo, para fazer a montagem do espetáculo. No palco, os experientes atores Debora Bloch, Fernando Eiras, Mariana Lima e o diretor Guilherme Weber vivem dois casais vizinhos que descobrem ter mais em comum do que suas casas idênticas e seus sobrenomes iguais, compartilhando com o espectador um misto de complexas sensações.
"Os Realistas". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 23, 24 e 25 de setembro / 21h / Teatro Renascença
O mais recente espetáculo do diretor e coreógrafo Alex Neoral será uma das grandes atrações do Em Cena neste ano, em três apresentações na Capital. Com a Focus Cia de Dança, em Saudade de mim, Neoral transita por novos territórios, criando um roteiro que integra obras de Chico Buarque e Cândido Portinari. Ao longo da narrativa feita por canções como Olha Maria, Trocando em Miúdos e Valsinha, na voz de Chico, surgem formas de pinturas como O espantalho, Casamento na roça e O mestiço de Portinari. A cenografia é feita por movimentos que intercalam sutiliza e força, resultando em um espetáculo de dança contemporânea que joga com o onírico e o real, em uma história de dores, amores, triângulos amorosos e relações familiares.
"Saudade de Mim". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 24 e 25 de setembro / 19h / Sala Álvaro Moreyra
Inspirado na dramaturgia da inglesa Sarah Kane, a peça da Cia Teatrofídico – que desde 2003 desenvolve permanentemente pesquisa e aprimoramento de linguagem cênica e consciência coletiva – propõe um diálogo fragmentado e confessional, em que seres perdidos tateiam em direção à luz. Amor, desespero, morte, ânsia, violência e uma certa dose de tristeza dão o tom da encenação, que propõe uma atuação performática dos atores e não revela personagens em si, mas situações e emoções num jogo de desconstrução e anticlímax. Híbrido em suas intenções, o espetáculo mescla universos e dialoga com o contemporâneo.
"Cadarço de sapato ou ninguém está acima da redenção". Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dias 24 e 25 de setembro / 21h / Teatro do Sesi
BiT, o tão aguardado espetáculo da companhia francesa de dança de Maguy Marin, orgulhosamente estreia sua turnê brasileira em Porto Alegre, sendo considerado pela crítica internacional como uma verdadeira e emocionante obra de arte. Sob a influência da batida inebriante da música eletrônica, a criativa montagem apresenta coreografias pulsantes e cheias de significados, desvelando facetas do comportamento humano através do movimento e do magnetismo dos corpos. A interação entre os bailarinos acontece a partir de suas mãos, representando os pontos de contato e as formas como as pessoas se relacionam no mundo hiperconectado de hoje, despertando emoções surpreendentes à plateia. Maguy Marin, bailarina e coreógrafa com mais de 40 anos de trajetória, é referência internacional em dança contemporânea, tendo recebido diversos prêmios e honrarias por suas obras nada óbvias e incontestavelmente capazes de levar o público a sensações profundas e inusitadas.
BiT (França). Foto - Divulgação/POA em Cena |
Dia 26 de setembro / 21h / Theatro São Pedro
A cerimônia de entrega do 11º Prêmio Braskem Em Cena, evento integrante da programação do 23º Porto Alegre em Cena e que já é considerado um dos mais importantes troféus concedidos a artistas da cidade, este ano conta com a apresentação do show Do Limão, a Limonada, abrilhantando e trazendo leveza para este momento tão especial. Através de algumas canções sensivelmente escolhidas a seis mãos, as cantoras e instrumentistas Kiti Santos e Simone Rasslan, com a direção singular de Liane Venturella, homenageiam a amizade. Ambas cantam trançando suas vozes em arranjos de músicas de autores como José Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Marcelo Delacroix, Nico Nicolaiewsky, Paulinho da Viola e também algumas canções originais compostas especialmente para esse espetáculo.
ATIVIDADES PARALELAS
Semana Qorpo-Santo
De 19 a 24 de setembro / diversos horários e locais
O dramaturgo gaúcho José Joaquim de Campos Leão Qorpo-Santo escreveu suas comédias no ano de 1866, mas somente em 1966 Carlos Sena levou aos palcos três de seus textos. Em 2016, ano em que foram completados 150 anos de escrita e 50 da montagem das obras do escritor, o Porto Alegre Em Cena, em parceria com o SATED-RS, a Casa do Artista e a Cia de Arte, faz uma homenagem ao poeta com uma semana de espetáculos, painéis, aula aberta e bate-papos sobre ele. De 19 a 24 de setembro, serão realizadas seis atividades gratuitas para relembrar o artista, que incluem a apresentação das peças Hoje sou um; amanhã outro, Qorpo-Santo Re-Cortado, Qorpo-Santo: Uma Autobiografia e Santo Qorpo ou o Louco da Província, além da caminhada-espetáculo pela cidade, um painel com atores falando sobre o processo de criação de personagens de Qorpo-Santo e a aula aberta Qorpo-Santo: Herói maldito da província, com o professor Luís Augusto Fischer.
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Psicanalítica Em Cena
Dias 14, 16, 22 e 23 de setembro / após as peças Agora eu vou ficar bonita, Em Nome do Pai, Caminham nus empoeirados e Só
O ciclo Psicanalítica Em Cena, em sua quinta edição, reúne diretores e atores participantes do Porto Alegre Em Cena com profissionais da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). A atividade promove diálogos após quatro espetáculos selecionados do festival e visa recolher impressões e experiências causadas pelas obras com reflexões que possibilitem acomodar (ou, muitas vezes, desacomodar) o impacto de assistir às peças. Neste ano, as conversas ocorrerão dia 14 de setembro, ao final da peça Agora eu vou ficar bonita; dia 16, após Em Nome do Pai; dia 22, depois de Caminham nus empoeirados; e dia 23, após Só.
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Oficinas e workshops
Dias 14, 21, 22, 23 e 24 de setembro / diversos horários e locais
Workshops gratuitos com Eduardo Moreira (Grupo Galpão, dia 14 de setembro), Sandra Vargas (Grupo Sobrevento, dias 21 e 22), Alex Neoral (Focus Cia. de Dança, dia 24 de setembro) e Lucas Torres e Erivaldo Oliveira (Grupo Magiluth, dia 23 de setembro). Os interessados em participar das atividades têm do dia 22 de agosto ao dia 2 de setembro para fazerem suas inscrições, com envio de currículo e carta de intenção para inscricoesemcena@gmail.com.
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